30 de set. de 2006

Conquiste a Rede

fonte original
Conquiste a Rede é uma coleção sobre ferramentas que permitem a você, com um pouco de conhecimento, ser dono de um veículo de comunicação. São quatro livros, assinados por Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, que podem ser lidos sem custos por qualquer internauta. Os livros fazem referências a programas e serviços gratuitos e disponíveis para usuários de Linux, PC e Mac.

A obra está dividia em quatro volumes:
  1. Podcast: leia dicas sobre os equipamentos necessários e programas que você pode baixar da rede e descubra mais sobre edição de som;

  2. blogs : veja dicas de publicação e manutenção e entenda melhor as regras de direito autoral na internet;

  3. fotologs (flogs) e os videologs (vlogs) : Descubra os melhores programas para editar fotos e vídeos e leia dicas sobre captação e edição de imagens;

  4. jornalismo cidadão : um fenômeno que despontou no começo do século e tem dominado a produção de conteúdo na internet (está ai o Overmundo que não nos deixa mentir). Descubra o que é necessário para se produzir uma notícia e como é possível colaborar com os inúmeros espaços colaborativos da internet.

Os livros estão licenciados com uma licença Atribuição-Uso Não Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença e podem ser baixados no banco de cultura do site Overmundo .

Última Atualização ( 12 de setembro de 2006 )


--
Douglas Daniel Del Frari
[...] um pouco sobre mim e minhas coisas...
http://douglas.frari.googlepages.com/

24 de set. de 2006

Especial Universia sobre os candidatos à Presidência

Você já escolheu seu candidato à presidência?

O site universia preparou um especial sobre os candidatos à presidência e suas propostas para a Educação Superior. Conheça as propostas de cada um para o setor e veja a opinião de especialistas sobre elas. Clique aqui ou na imagem abaixo e confira!






Douglas Daniel Del Frari
[...] um pouco sobre mim e minhas coisas...
http://douglas.frari.googlepages.com/

23 de set. de 2006

[news] Pesquisa mostra que 71% de desenvolvedores utilizam código aberto

Quase três quartos dos desenvolvedores já utilizam a tecnologia de código aberto, diz pesquisa realizada pela IDC.

Uma pesquisa realizada pela IDC, empresa especializada em pesquisas e análises em TI, apontou que 71% dos desenvolvedores de software em todo o mundo utilizam o código aberto. O estudo mostra ainda que 54% deles produzem sistemas com essa tecnologia.

O IDC levantou dados de 5.000 desenvolvedores de software, em 116 países ao redor do mundo. A pesquisa aponta que o resultado é conseqüência de inovações no mercado de tecnologia, juntamente com a iniciativa de diminuir o preço dos produtos ao consumidor.

fonte original



--
Douglas Daniel Del Frari
[...] um pouco sobre mim e minhas coisas...
http://douglas.frari.googlepages.com/

22 de set. de 2006

"Política e linguagem nos debates sobre o software livre"

enviado para lista da Dicas-L:

Rafael Evangelista é cientista social e linguista. Sua
dissertação de mestrado tem o título "Política
e linguagem nos debates sobre o software livre"
( http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000349663). É
editor-chefe da revista ComCiência (www.comciencia.br ) e faz parte
de algumas iniciativas em defesa do software livre como Rede Livre
(www.redelivre.org.br ), Hipatia (www.hipatia.info) e CoberturaWiki
( www.coberturawiki.net)


O Resumo da dissertação:
Política e linguagem nos debates sobre o software livre
" Esta dissertação procura refletir discursivamente sobre os debates que tratam das vantagens e
desvantagens da adoção de sistemas livres em computadores (software livre). A partir de uma
concepção que considera que o acontecimento de linguagem é um acontecimento político, procura-se entender como e onde o político inscreve-se nesse debate. São objeto de análise nesse trabalho as licenças de software (proprietário e livre); artigos, entrevistas e notícias; e Projetos de Lei que postulam a adoção prioritária de sistemas livres em órgãos governamentais. É também estabelecida uma reflexão sobre o uso de certos termos e nomes (GNU/Linux, software livre)– e não outros (Linux, código aberto) – na referência aos objetos do debate e, para isso, investiga-se a história dos sentidos a eles atribuídos. "

--
Douglas Daniel Del Frari
[...] um pouco sobre mim e minhas coisas...
http://douglas.frari.googlepages.com/

16 de set. de 2006

[news] Déficit de profissionais de TI chega a 50 mil

Fonte original: O Brasil tem déficit de profissionais para o setor de serviços de TI de até 50 mil pessoas, segundo divulga a Gazeta Mercantil desta sexta-feira, 15. De acordo com o jornal, a carência de mão-de-obra especializada é um dos maiores empecilhos para o crescimento da exportação no setor.
E a perspectiva não é de melhora. Ainda segundo o diário econômico, a procura por cursos de Informática no Brasil cai 20% ao ano, chegando à taxa de 2,2 candidatos por vaga. Já a média de evasão destas formações atinge 68%.

O professor de computação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Eduardo Morgado, indica ainda outro agravante. "Além da falta de interessados nos cursos, muitos dos formados nesta área não têm fluência em inglês, o mínimo para fazer a prestação de serviços a clientes internacionais", afirma. O problema já foi apontado pelo Baguete Diário, na matéria "SAP quer contratar, mas falta inglês", publicada no dia 23 de agosto.

para saber mais acesse:
SAP quer contratar, mas falta inglês


--
Douglas Daniel Del Frari
[...] um pouco sobre mim e minhas coisas...
http://douglas.frari.googlepages.com/

12 de set. de 2006

[news] Unicamp propõe popularizar Internet com freqüência de TV

Um novo espectro de freqüência para a difusão de Internet sem fio em banda larga de longo alcance está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Processamento Digital de Sinais de Multimídia em Tempo Real da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pode ajudar na popularização do acesso à rede mundial de computadores. O WiMAX-700, cujo perfil de freqüência vai de 400 MHz a 960 MHz e faixa VHF, tem ótimo alcance, excelente penetração por paredes, usa poucos canais de TV e tem custo reduzido em relação aos demais perfis para WiMAX. A tecnologia está sendo desenvolvida como provável opção de canal de retorno para a rede de televisão digital.

Leia mais na fonte desta informação...


--
Douglas Daniel Del Frari
[...] um pouco sobre mim e minhas coisas...
http://douglas.frari.googlepages.com/

resgatando práticas saudáveis...

Ao nascer do sol, em Olinda PE, começando o dia pedalando com o pé direito é uma coisa maravilhosa. Além da bela paisagem com vista para o mar :), a principal avenida beira mar é interditada para que pedestres e ciclistas possam aproveitar mais ainda o encanto do lugar.

Só podia ser aqui, parabéns Olinda! Posted by Picasa

11 de set. de 2006

TV Digital e Java

Atualmente se fala bastante na mídia sobre TV Digital no Brasil. Recentemente li no site JavaFree um artigo que demonstra como podemos utilizar a tecnologia Java TV para desenvolver aplicações para TV Digital. Acho interessante "fuçar" nessa área pois teremos futuras demandas de trabalho neste campo.

O link pode ser lido aqui:

Java TV: Visão Geral


http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=180

10 de set. de 2006

Microsoft ou Open Source: Quem irá vencer?

Pesquisadores de Harvard realizaram um estudo sobre o modelo de negócios proprietário (Microsoft) e aberto (open e free sofware). Os resultados foram publicados em:

http://hbswk.hbs.edu/item/4834.html

--
Douglas Daniel Del Frari
[...] um pouco sobre mim e minhas coisas...
http://douglas.frari.googlepages.com/